Feliz Natal! Porque o Natal é sempre que quisermos!

Por: Suzana Rodrigues

Psicóloga Clínica e Psicoterapeuta

Cédula Profissional OPP nº 8693

 

Feliz Natal!!!

É nesta época que entramos em contacto com a nossa solidão, que entramos em contacto com a disfuncionalidade de algumas relações, as querelas que tomam mais expressão, as problemáticas financeiras que se avolumam pela necessidade de maior consumo, as tristezas que não se dissipam na magia desejada, os problemas de saúde que não dão tréguas mesmo nesta época, a paz familiar que não se encontra…

Assim, queremos aqui deixar-lhe pequenas dicas, na esperança que possa mitigar o impacto de algumas destas circunstâncias:

- Encontre paz na doação do seu tempo, e não tanto na doação de coisas;

- Tente parar, absorver o ar com profundidade e lentidão. Ir a sítios onde não costuma ir, mesmo na sua cidade, aldeia ou vila. Tente tirar uns minutos do seu dia, mesmo depois do trabalho, e olhar em seu redor com olhos-de-ver e ouvidos-de-ouvir.

- Pense: a vida é extraordinária, mesmo que por vezes em certas ocasiões seja dura e injusta. Mas quanto mais acreditar que será extraordinária e quanto mais acreditar que algures ainda será feliz, mais probabilidade há de coisas boas lhe acontecerem em cascata – palavra de Psicóloga e palavra de pessoa que já passou por isso!

- Tente dizer às pessoas que são significativas na sua vida: “adoro-te”, “gosto muito de ti”. Não mande mensagens de Natal padronizadas. Mande mensagens de amor e afecto. Seja único. Use o seu vocabulário e o seu universo interno.

- Ofereça também soluções, arte e cultura: um passeio de balão, um bilhete de museu, um atelier de música, um Programa de Capacitação ou Desenvolvimento Pessoal, um Retiro na Natureza, umas sessões de Psicoterapia (eh eh eh), ofereça tempo seu (dois dias inteirinhos de braço dado com a sua amada a passear no litoral Oeste ou nas ruas da sua cidade, leia em voz alta para o seu sobrinho de 8 anos e cante canções de embalar ao seu bebé ou num Refúgio de crianças abandonadas), ou ofereça um abraço seu, um abraço quentinho, amoroso e firme, prolongado (e repita-o quantas vezes quiser).

- Se tiver que pedir, peça também: “Este Natal quero um beijo teu”, “quero a tua presença” “quero sentir-me apreciada/o”, “Quero sentir a tua ternura”. Não tenha medo – nem seja desajeitado/a – com as palavras: elas têm impacto, use-as em seu favor e não como armas de arremesso!!!!

- E, acima de tudo: vá para a cama com sonhos e acorde com objectivos e propósitos!!!!

Então estará a desenhar um mundo melhor, onde você estará mais pacificado e onde haverá muitos Natais no seu coração e no coração daqueles a quem tocar.

Feliz Natal, é o meu desejo profundo.

« Voltar
Iris Íris - Apoio MindFirst  💬