Neste espaço poderá encontrar a resposta a algumas dúvidas que lhe possam surgir.

Caso não encontre aqui a resposta que pretende, envie-nos uma mensagem na página principal, em "Fale Connosco". 

Daremos resposta rápida às suas necessidades de informação.

A psicologia aborda questões emocionais, comportamentais e de autoconhecimento.  O coaching foca na capacitação para atingir metas pessoais, é um processo de desenvolvimento humano que o ajuda a descobrir e potenciar os seus recursos através de métodos e técnicas. Se estiver insatisfeito nalguma área da sua vida seja ao nível profissional, pessoal, social, relacionamentos, físico, saúde, lazer ou outra, contate um coach para o ajudar a atingir os seus objetivos. Se não tiver certeza do tipo de acompanhamento que necessita, fale connosco.

Mindfulness é um treino mental que ensina as pessoas a lidarem com os seus pensamentos e emoções. A maior parte do tempo da nossa vida é ocupado com lembranças do passado e com ansiedades em relação ao futuro. Num estado de mindfulness conseguirá concentrar-se no presente, estar consciente das suas emoções, corpo e do que o rodeia e redirecionar as suas energias para o agora. Se quer aprender a parar, desligar o piloto automático ou procura prevenir ou diminuir sintomas depressivos, ansiedade, stress, dores crónicas, experimente praticar mindfulness..

Sim. A eficácia da realização de sessões de psicologia online é reconhecida pela Ordem dos Psicólogos Portugueses. Nos últimos anos, diversos estudos têm vindo a ser publicados evidenciando a eficácia e efetividade das intervenções psicológicas mediadas por TIC (Andersson, 2016; Andersson & Cuijpers, 2009; Barak, Hen, Boniel-Nissim, & Shapira, 2008; Olthuis, Watt, Bailey, Hayden, & Stewart, 2016; Richards & Richardson, 2012). Tem-se verificado que estas são tão eficazes como as intervenções face-a-face para o tratamento de um grupo alargado de alterações no funcionamento e perturbações psicológicas, nomeadamente a perturbação de ansiedade generalizada, a ansiedade social, a perturbação de pânico, a perturbação de stress pós-traumático, o stress, a depressão e as perturbações do comportamento alimentar entre outras.

Primeiro deve registar-se utilizando a opção registe-se. Confirme que utiliza o browser e sistema operativo compatível e que não tem a câmara e o microfone bloqueado (ver página "Pré-requisitos tecnológicos" no rodapé). Depois escolha o especialista, veja os horários disponíveis e agende a sessão no horário que deseja. Efetue o pagamento, selecione a forma de pagamento e digite os dados necessários. 10 minutos antes da sessão receberá um mail com um link que o levará à área pessoal. Entre e inicie a conversa com o(a) especialista. Aproveite a sessão.

Pode ser atendido por meio de videoconferência, chat ou áudio. Antes de agendar uma sessão, certifique-se que o profissional escolhido disponibiliza o meio de atendimento que pretende.

Segundo as Linhas de Orientação para a Prestação de Serviços de Psicologia Mediados por Tecnologias da Informação e da Comunicação (TIC) disponibilizadas pela Ordem dos Psicólogos Portugueses, a prestação de serviços mediados por TIC apresenta diversas vantagens quando comparada com as intervenções face-a-face ou quando associada a este tipo de intervenções, das quais destacamos: “(1) acessibilidade (estando ao alcance de uma grande parte da população, particularmente, a indivíduos a residir em áreas rurais ou remotas, ou a indivíduos cuja sintomatologia ou condição física se traduza em dificuldades de mobilidade ou cujo ambiente hospitalar/clínico acarrete associações negativas que os impedem de receber os cuidados de que necessitam); (2) flexibilidade e conveniência (permitindo o acesso assíncrono aos cuidados de saúde, não dependendo do horário de funcionamento das unidades de saúde ou da disponibilidade de profissionais de saúde, eliminando tempos de espera e evitando deslocações que podem ser dispendiosas); (3) elevada adaptabilidade (o conteúdo dos programas de intervenção e a forma como estes são apresentados podem ser facilmente adaptados às necessidades e limitações dos seus utilizadores)…;”

O atendimento psicológico online é indicado para diversas situações, designadamente em casos de ansiedade, tristeza, sintomas depressivos, medo, culpa, perdas ou luto, dificuldades de relacionamento e falta de auto estima, bem como muitas outras questões. Agende uma consulta e o psicólogo avaliará se o seu caso pode ser atendido on-line.

O Psicólogo está obrigado a cumprir o código deontológico mantendo o sigilo sobre as informações relatadas durante o atendimento. Contudo, o atendimento psicológico online não dispõe de garantias absolutas quando da utilização em meio eletrônico, por este estar sujeito a violações que ultrapassam o controle do profissional. A vulnerabilidade da internet deve ser tida em conta pelo que é importante que o cliente se certifique da segurança de seu equipamento, através da instalação de programas que detetem ameaças e não utilize computadores públicos para realização das sessões.

Sim. Nos termos das leis comunitárias e portuguesa em vigor, o titular dos dados tem direito imediato ao seu apagamento, assim como direito ao esquecimento.

Após a realização do pagamento poderá solicitar o reagendamento da sessão, com o mínimo de 24 horas de antecedência. Em caso de cancelamento, o valor pago poderá ser devolvido, desde que este seja comunicado num prazo igual ou superior a 24 horas da realização da sessão. A não observância do prazo de 24 horas de antecedência implica a não restituição do valor pago.

Para realizar uma consulta necessita de um computador, tablet ou smartphone e ligação à internet com sinal suficiente para realizar a ligação online.

Sim. Também no exercício da psicologia online os profissionais de psicologia estão obrigadas/os a agir de acordo com os princípios éticos e normas deontológicas consagrados no Código Deontológico que regula a profissão e que se encontra publicado em Diário da República, 2ª série, nº 246/2, de 26 de dezembro de 2016.

Antes de iniciar uma consulta o cliente deverá tomar conhecimento do consentimento informado. O consentimento informado é um documento onde se abordam várias questões sobre o registo e tratamento da informação obtida, o nível de segurança e riscos que poderão ocorrer em situações específicas pelo uso, por parte da/o psicóloga/o ou pela/o cliente, destas tecnologias, os serviços prestados e os pagamentos devidos e as limitações do processo de intervenção psicológica com recurso às novas tecnologias, entre outros aspetos.

Nas situações em que a sessão é interrompida o psicólogo estabelece um contacto telefónico após 5 minutos de interrupção. Se for de todo impossível assegurar a continuidade da interação a sessão deverá ser reagendada.

Sim. Poderá realizar a sua sessão a partir de computador pessoal, smartphone ou tablet. No entanto, como na maioria dos sites, deverá confirmar que usa um browser e um sistema operativo compatível. Deverá também assegurar-se que as definições do equipamento e o antivírus não irão bloquear o acesso à câmara e ao áudio. Deve consultar a página "Pré-requisitos tecnológicos" no rodapé da página principal do site e assegurar-se que reúne as condições técnicas para efetuar a sua sessão com toda a comodidade e eficácia.