3 anos a ajudar

 

Cecília Almeida é Partner e Diretora Técnica da Mindfirst, a maior plataforma de saúde mental e desenvolvimento pessoal em Portugal, concede uma entrevista à comunicaRH no momento em que se preparam para assinalar o 3º aniversário da Plataforma Mindfirst – Terapia e Bem-estar, online.

 

CRH – A Mindfirst nasceu em março de 2020, em pleno confinamento. Como foi ficar online com o país em casa?
Mindfirst – Na verdade não podia ser mais oportuno, era a única forma de ajudar nessa altura, foi uma coincidência enorme. Contudo, um dos aspetos que nos diferenciava atenuou-se porque de repente todos os psicólogos começaram a dar consultas online.

 

CRH – A caminho dos três anos de atividade qual é hoje o portfólio de serviços que a Mindfirst disponibiliza?
Mindfirst – Consultas de Psicologia e Psicoterapia, Terapia Familiar, Psico-Oncologia, Psiquiatria, Psicologia para Questões LGBTI, Psicologia em Linguagem Gestual Portuguesa, Coaching e Mindfulness. Temos também Programas individuais de desenvolvimento de competências.

 

CRH – E as empresas? Sentem que existe uma procura crescente por parte das empresas?
Mindfirst – Sim, cada vez mais. Finalmente a preocupação com a Saúde Mental é uma realidade e as empresas procuram atuar na prevenção através de serviços de apoio psicológico e de workshops sobre temáticas nessa área.

 

CRH – A comunicação da Mindfirst é muito orientada para transmitir uma mensagem que a terapia é algo de simples e acessível. É também uma forma de combater o preconceito?
Mindfirst – Sem dúvida, porque o preconceito impede que as pessoas peçam ajuda. O medo do julgamento de familiares e amigos e a falta de aceitação dos sintomas levam a adiar o tratamento e a deixar agravar a situação. Na verdade, procurar ajuda psicológica não é sinal de fraqueza, é sinal de maturidade e responsabilidade.

 

CRH – E qual é o feedback que têm de quem procura a Mindfirst?
Mindfirst – Fizemos recentemente um inquérito de avaliação da satisfação. O feedback das pessoas foi extremamente positivo, tanto ao nível da qualidade dos profissionais, como das melhorias percepcionadas face ao motivo que as levou a procurar ajuda, e também ao nível da facilidade de agendamento de sessões.

 

CRH – A Mindfirst atua exclusivamente online. É possível hoje garantir a eficácia da intervenção à distância?
Mindfirst – Seguramente, há várias evidências científicas de que a intervenção online é tão eficaz como a intervenção face-a-face, designadamente nos casos de ansiedade, depressão, stress traumático e perturbações do comportamento alimentar.

 

CRH – Quais são as principais causas que levam as pessoas a procurar a Mindfirst?
Mindfirst – A ansiedade, a depressão e o stress são os principais motivos de quem marca consulta, ou seja, adultos, maioritariamente entre 20-39 anos. Contudo, também há quem peça apoio para tomar uma decisão, resolver um problema ou lidar com uma fase difícil.

 

CRH – Qual é o fator verdadeiramente diferenciador da Mindfirst?
Mindfirst – Sem dúvida a qualidade dos profissionais e a segurança da plataforma.

 

CRH – Se pudesse enviar uma mensagem a todos e todas os que se encontram a necessitar de ajuda, o que lhes diria?
Mindfirst – Procurar ajuda pode ser difícil, mas é um ato de coragem e de amor próprio. Dê o primeiro passo. Queremos ajudar.

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Iris Íris - Apoio MindFirst  💬